27 junho, 2006

Sideral...

como acho que esse texto vai ficar meio grande eu peço que vocês vão até o fim...
tenta fazer isso....
...........................................................................................
Paz? Amor? Igualdade? Fraternidade? Liberdade?

Acho que falamos do mundo errado!

Ao vir aqui escrever esse texto meu intuito inicial era chocar e pedir pra que vocês mudem a forma de pensar, eu começei a procurar no google imagens de guerra na faixa de gaza... eu por alguns minutos esqueçi porque estava ali vendo todas aquelas coisas horríveis e começei a lembrar de algo que li a algumas semanas...

um texto de um cara que tinha acabado de sofrer a perda de um garnde amigo...

ele dizia que pedimos paz, que todo mundo pede paz, amor, harmonia e todas essas coisas que "todos" nós sabemos desde criança ser certo, mas...

imagina na cabeça de uma criança que nasceu em meio a uma nação que está em guerra... uma criança que desde pequena é ensinada a odiar os seres humanos que ficam atrás daquela "linha marcada no chão" a matar o maximo possivel dos que agridem seu Deus e sua patria...

como pedir paz a uma criança palestina que acha que paz é matar judeus?

como pedir paz a um garoto que foi criado em uma favela e nem sabe o que significa essa palavra?

nós criamos um mundo particular e achamos que o que vemos nos jornais nada mais é do que um filme de ação, filme ao qual nos choca por alguns segundos... nos deixa pensado como a coisa está feia por lá, mas isso só até o comentarista esportivo começar a falar... aí tudo aquilo vira lembrança!

eu estava imaginando como o ser humano é inteligente...

imagina que agente aprende a andar, a muito tempo atrás passamos de quadrupedes a bipedes e de lá pra cá foi só alegria...

uma invenção atrás da outra!

fogo, roda e tudo que nos fez chegar onde estamos hoje!

imagina que nós ja vamos até aquelas estrelas que antigamente se acreditava ser a casa dos Deuses...

e o pior é que parece que eles se mudaram...

haha

voltando ao assunto...

a guerra virou essencial...

e o essencial da guerra é a destruição, não necessariamente de vidas humanas, mas do produto do trabalho humano. a guerra é um meio de despedaçar, ou de libertar na estratosfera, ou de afundar nas profundezas do mar, materiais que de outra forma teriam de ser usados para tornar as massas demasiado confortáveis e, portanto, com o passar do tempo, inteligentes...

é isso...

nós criamos tudo que precisamos...

cada vez mais coisas para sermos "felizes para sempre" e assim que tudo prontinho pra ser usado é a hora de testar nossas pequenas bombas e armas...

destruindo tudo!

acabando com tudo!

o engraçado é que isso vem acontecendo desde que o ser humanos existiu...

lembra do cara que falei um pouco atrás?

o que tinha perdido o amigo e talz...

ele foi bem ousado...

ele disse que a palavra paz foi uma invenção de algum ser humano que viveu em algum lugar isolado de tudo e que nunca teve contato com outra pessoa!

porquê enquanto houver mais de uma a disputa é iminente!

em meio a tantas palavras eu já me perdi...

é um turbilhão de idéias rondando a minha cabeça querendo ser cuspido aqui, mas não tem como colocar tudo aqui....

eu só quero pedir que vocês revejam seus conceitos...

6 comentários:

Anônimo disse...

eu entendo a mente do carinha ao ter dito a versao dele sobre a paz!
pode parecer uma forma pessimista de encarar a realidade , mas tb acredito que ao juntar dois homens jamais ira existir a igualdade plena...partindo dessa ideia, um sempre vai se destacar em relaçao ao outro, gerando a ambiçao, o egoismo, a falsidade...e todas os sentimentos ruins que nao semeiam a paz tao sonhada por nos!


po bruno,
gostei da forma como vc escreveu esse texto!
com liberdade e organizaçao, vc mesclou fatos com opinioes suas!
esse ,comparado aos outros, é o texto mais jornalistico!

mt legal!
parabens!!!

* nao demora de escrever outro nao ta?!

bjao!

Anônimo disse...

Como eu fico feliz em saber que existem pessoas racionais!
Sei que elas existem, mas estão escondidas, perderam o brilho, pois a ignorância roubou a luz própria de cada um.

Uma vez, um velho homem se questionou, e disse: "Não sei por que nasci para querer ajudar e querer consertar o que não pode ser!"

É tão bonito acreditar que "um" pode vencer "um milhão", mas em meio a toda essa beleza vemos o quanto, isso é "utópico", caso contrario, muito difícil.

Estou falando, e falando, mas, espero que você esteja entendendo.

O problema do homem é a "comodidade"!
"Preferimos ver o quanto tudo é tão triste, e rezarmos. Ao invés, de agir".
Mas e a reza? Acho que se Deus existe (não questiono sua existência, mas, não estou certa também) ele deve estar de férias, rezar nessas horas, pouco adiantará.

"nos deixa pensado como a coisa está feia por lá, mas isso só até o comentarista esportivo começar a falar... aí tudo aquilo vira lembrança!"

Uma coisa é certa:
Ou estamos todos tão cheios desse mundo "cruel", e por isso necessitamos esquecer tais coisas, ou, nunca nos importamos realmente, pois se cada um de nós resolvêssemos AGIR, ou estaríamos todos "derrotados" ou vivendo no paraíso.

Você agora se questiona, como você, "fala bonito", mas, cadê a sua parte? Prove que já foi feita?

E eu, sem questionar suas perguntas que não foram feitas, lhe digo, estou tão confusa quanto, a criança na palestina.
“Ridícula, tola, hipócrita, como eu posso fazer um comentário desses?”
Um dia, quando você acordar, e ver que nem a TV, nem sua família, nem mesmo aqueles seus bons e velhos amigos fazem mais sentido, no dia que você se deixar levar pela bela história de "cristo e sua morte por todos nós", você saberá algumas respostas, pois todas, são impossíveis.

Prefiro ficar anônima, a despertar comentário que fuja do objetivo desse texto.

Bruno_-_-_ ideias do outro eu disse...

Utopia...
essa palavra me soa como algo tolo e ingênuo...
na minha opinião não xiste uma "Utopia", porquê toda revolução é impossível até que se torne necessári!

NÓS VAMOS DIZER QUE NUNCA VAI MUDAR, ATÉ TODOS CHEGAREM A IDEA DE QUE PRECISA-SE MUDAR...

não vou ser tão tolo e dizer que "todos" vao conseguir achar isso...
mas se a grande maioria o fizer ta de bom tamanh!

e quanto a fazer a minha parte, isso não precisa-se provar para nimguem!
eu não quero usar os problemas como uma forma de me promover em qualquer situação.....
então...
que pensem que não faço nada....

Anônimo disse...

Parabéns! Seu texto está muito inteligente,e nem um pouco cansativo ^^

Quanto ao assunto... É realmente revoltante, e em mim chega a gerar um sentimento de autopiedade... Realmente, um a um, estamos de mãos atadas...

Tudo isso ainda vai chegar num lugar só, novamente; o homem vai acabar percebendo, num dado futuro, a necessidade de viver para os outros.

Talvez aí voltemos a ser nômades, ou à época dos genos...

É tudo uma questão cíclica.

Mas por enquanto, é indignante ver como as pessoas se dão por satisfeitas. Ou como são alienadas.

Essas pequenas ações, como textos, são responsáveis pela gestação de novas idéias, e conceitos.

Só não podemos perder a esperança...

E a inteligência, claro.

Anônimo disse...

eu não questionei a sua parte!
Quando eu disse: "Você agora se questiona, como você, "fala bonito", mas, cadê a sua parte? Prove que já foi feita?" Foi cmo se vc me perguntasse! Desculpa, pela falta de claresa.

Este eh um dos grandes problemas, as pessoas só qrem fazer qndo são reconhecidas, aplaudidas, acham que vale mais centenas de palmas, do q um consciência limpa, leve, como qm diz, "eu ajudei", ou "agora eles estão melhores".

Para vc questionar a utopia, vc acabou falando de revolução "É" necessaria, e continua sendo impossivel para mim! Não precisamos esperar que metade da população morra, ou a ditadura "volte", ou que nossos olhos sejam abertos drasticamente para a realidade. Não sei, mais eu tenho uma certeza dentro de mim que estamos suficientemente cientes da situação. Não eh possivel que as pessoas não vejam isso...
sei lá...

A "Utopia" foi um país imaginário, criado pelo escritor inglês Thomas Morus, ele acreditava que juntos, unidos e cm uma linha de pensamento querente, poderiamos, transformar um pais, em uma nação digna, justa, "social".

MAis estamos cientes que precisa-se de mudanças, o problema eh que estamos amarrados, não sabemos o que fazer, e muitos não qrem nem tentar fazer.
AI fica dificil, e voltamos ao começo. Parados, estaticos, a pensar em um "paraiso" que só acalçamos em momentos inusitatos, mas tudo eh temporario, que nem a paz, que tanto pedimos e nunca existiu, se realmente existisse pq ela acabou? Por causa de uma maçã? Dificil acreditar em certas coisas!
Flw!

Anônimo disse...

muito bom bruninho.
adorei o fato de vc ter mudado sua linha de pensamentos e ter nos apresentado um texto novo cheio de boas idéias.
como fã dos seus textos e crítica frequente deles posso dizer que está cada dia melhor e mais antenado.
muito bom o tema escolhido e muito boa tbm a referencia...
parabens!